quinta-feira, 10 de outubro de 2019

OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE


Visto como um alimento dos deuses, o cacau foi utilizado pelos maias, toltecas e astecas. Era consumido na forma de bebidas ou como condimento em ocasiões especiais pelos ricos e poderosos.
Considerado como a principal matéria prima do chocolate, o cacau já comprovou que alivia a tensão pré-menstrual e ajuda a combater as flutuações hormonais, melhora o humor e auxilia no combate à depressão, e impede a oxidação do LDL colesterol (a gordura “ruim” do sangue).
Um estudo realizado na Alemanha avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial da doença. Durante 18 semanas alguns deles consumiram 6,3 gramas de chocolate amargo, o equivalente a um quadradinho de uma barrinha. Os demais pacientes ingeriram o chocolate tipo branco. O resultado encontrado foi uma redução significativa na pressão arterial dos pacientes que ingeriram o chocolate amargo, e isso sem provocar alteração no peso e nas taxas de gordura e açúcar do sangue.




O chocolate amargo pode não ser o mais saboroso mas é o mais saudável. Na sua composição entram sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. Seu sabor forte se deve à maior quantidade de massa do fruto do cacaueiro. É o único rico em flavonóides que ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol . Contém também fenilalanina e tirosina, que aumentam os níveis de serotonina no cérebro , melhorando o humor e auxiliando no combate à depressão. E além disso, é o que apresenta menor quantidade de gordura.
Aproveitando o embalo da páscoa, por que não optar por um ovo de páscoa feito com chocolate amargo? E lembre-se, para alcançar os benefícios garantidos pelo cacau, o ideal é ingerir de 30 a 40 gramas por dia, o equivalente a quatro quadradinhos de uma barra de chocolate.Camila Vieira Aramuni





0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Receitas simples | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top