quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Torta de abobrinha e berinjela. Dos Deuses. receita e modo de preparar
3 abobrinhas médias picadinhas com casca e semente
2 tomates sem pele e sem sementes (dá para usar pomodoro pelati de latinha)
2 cebolas médias picadas
Azeitona verde em rodelas
Sal, orégano, noz moscada, pimenta do reino e azeite para temperar
12 colh. (sopa) farinha de trigo
1 copo de leite
2 gemas
½ copo óleo (eu uso de girassol ou canola)
2 colh. (sopa) manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
3 colh. (sopa) parmesão de boa qualidade ralado fino (eu uso tipo Grana Padano)
2 colh. (sobr.) fermento em pó
Para começar, já retire a manteiga da geladeira, acenda o forno a 180ºC para pré-aquecer e reserve 2 bowls grandes e uma assadeira untada e enfarinhada (que pode ser substituída por um pirex ou refratário fundos – sem precisar untar).
Em um bowl, adicione a abobrinha picadinha, a cebola, a azeitona e o tomate. Aqui é que entra a nossa modificação, porque é possível acrescentar ainda 2 cenouras médias picadinhas, 1 lata de milho, ½ berinjela, azeitonas pretas em rodelas… ou seja, qualquer outro legume que não solte água é bem-vindo! E nem é preciso substituir as quantidades da receita original, é só ir acrescentando!
Tempere o bowl dos legumes com sal, bastante orégano, noz moscada, pimenta do reino a gosto. Coloque também um fio de azeite, como se temperasse uma salada. Mexa os ingredientes e veja que lindo o colorido! Reserve.
No outro bowl, misture os ingredientes que formarão a massa: a farinha, o leite (pode ser leite em pó diluído em água), as gemas, o óleo, a manteiga (já bem cremosa por estar fora da geladeira), o parmesão e o fermento. Misture bem e obterá uma massa cremosa. É importante fazer com que a manteiga seja totalmente incorporada pela massa, ok!
Despeje a massa sobre os legumes e misture bem. Você verá que a massa praticamente some em meio aos legumes, é assim mesmo!
Leve a massa para a assadeira ou refratário, como preferir. Para deixá-la ainda mais bonita, rale um pouco mais de parmesão sobre a torta, para que fique bem douradinha. Eu gosto de ralar o parmesão no ralo grosso para decorar.
Leve ao forno por cerca de 35-40 minutos, ou até que ela esteja bem dourada!
O cheiro é inebriante!!! Se for comê-la quente, sua consistência é de um suflê, bem cremoso, com muitos legumes coloridos e uma massinha muito saborosa! No dia seguinte, após ter dormido na geladeira, ela fica mais durinha, mas igualmente deliciosa!
Para acompanhar, um bom arroz integral, franguinho grelhado e salada caem muito bem!
0 comentários:
Postar um comentário